A cada dia que passa, mais e mais marcas utilizam de psicologia para atrair seus consumidores.
Oferecer para o cliente a melhor experiência diante de um produto, por exemplo, pode exigir mais do que simplesmente oferecer qualidade. Hoje em dia empresas investem tudo em algo que ofereça acima de tudo experiência positiva, conceito e qualidade de vida para seu público alvo.
Aposto que você conhece diversas empresas que lhe oferecem o mesmo produto ou serviço, mas se agora eu te perguntar entre todas elas de qual você mais gosta, garanto que você vai responder aquela que te ofereceu não só qualidade, mas também uma experiência diferente, que talvez você nunca tenha tido antes ou até mesmo já tenha experimentado quando era mais nova.
Tudo isso faz a diferença na opção do cliente e existem diversas formas de se alcançar. E a psicologia através de conceitos pode ser uma das opções. Por exemplo os arquétipos, você já ouviu falar deles?
O que são arquétipos?
De acordo com o criador, o suíço Carl Gustav Jung, arquétipos são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.
Ou seja, são figuras que todos nós temos em nosso imaginário, algumas desde crianças, outras criadas ao longo da vida, que dão verdadeiro sentido para todas as histórias que passamos de geração em geração e servem para colocar para fora tudo que existe em nosso inconsciente.
Assim os arquétipos nos ajudam, de certa forma, a satisfazer algumas de nossa principais necessidades, como a de realização, independência e estabilidade.
E hoje, mais do que nunca, diversas empresas utilizam desse estudo para criarem marcas fortes, diante de determinados seguimentos, que atraiam seu público desejado e se permitam passar para eles o que eles realmente esperam.
E não pense você que somente algumas empresas ou marcas utilizam dos arquétipos, por que hoje, se você deseja se tornar uma empresa de sucesso, concorrer à altura com as concorrentes e além do mais dar uma personalidade a sua empresa, deve ter em mente quais arquétipos seu público alvo se encontra e desde já implantar essas necessidades em sua empresa.
Somos o tempo inteiro, até mesmo quando consumimos produtos ou serviços, influenciados pelos arquétipos, não só que somos influenciados mas também os arquétipos fazem parte de nossa vida e psicológico, então nós começaremos a partir de hoje um estudo sobre todos os arquétipos mais utilizados no meio publicitário, como eles são aplicados e quais marcas que aparentam estar utilizando um tipo de arquétipo.
Por questão de ser muitos nós falaremos de um arquétipo em cada artigo e colocaremos durante a semana, além disso você pode acompanhar por este artigo pois colocaremos o link para as respectivas matérias nas palavras abaixo a medida que forem colocadas no ar:
- Arquétipo do Governante
- Arquétipo do Amante
- Arquétipo do Sábio
- Arquétipo do Mago
- Arquétipo do Fora da Lei
- Arquétipo do Cara Comum
- Arquétipo do Prestativo
- Arquétipo do Inocente
- Arquétipo do Criador
- Arquétipo do Bobo da corte
- Arquétipo do Explorador
- Arquétipo do Herói
- Eixos de motivação dos Arquétipos
- O que os arquétipos juntos podem representar para o consumidor
Espero que gostem da série aproveite e guarde com você este simples infográfico onde relaciona todos eles, seu nome e lema principal.