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5 dicas práticas de como criar slogans

Como criar um slogan

Estrategicamente utilizado por grandes empresas, um ótimo Slogan costuma reforçar o propósito da marca, dar mais personalidade e atrair o público ao seus produtos ou serviços.

Recentemente já citamos aqui 70 slogans de marcas famosas, que utilizam uma frase para falar um pouco sobre suas qualidade, produtos ou serviços, ou então passar uma impressão talvez mais segura para que o público venha conhecer mais sobre a marca em geral.

De uma forma bem básica, o slogan é uma frase curta que muitas vezes é de fácil memorização utilizada desde campanhas publicitárias a discursos políticos.

Para se ter um bom slogan, é preciso transmitir o espírito do seu negócio e a personalidade de sua marca, e ainda permitir que seu público associe de uma forma rápida que o conceito representa um benefício.

Podemos dizer que criar um bom slogan não é uma tarefa fácil, é necessário estudo, tanto da empresa como do seu público e também algumas dicas para que tudo saia da melhor forma possível e que o sentido e ideia de slogan sigam seu objetivo.

Separamos nesse artigo, 5 dicas que devem ser analisadas antes e durante a criação de um bom slogan, então pegue nota, pois são elas:

Crie uma frase curta

Crie frases curtas
Se a intenção é ser lembrado, esqueça frases muito grandes!

Uns dos principais objetivos de um bom slogan é que ele “fixe” na cabeça das pessoas, e isso não vai ser possível se o slogan for gigante.

A dica é que essas frases sejam curtas, pequenas e que permitam a leitura sem dificuldade alguma.

Do que adianta criar uma frase imensa, ditando todas as qualidades de sua marca se o público não tem tempo para ler nem a metade e quando ler não conseguirá lembrá-la por muito tempo?

Os Slogans mais lembrados são geralmente os mais curtos, por exemplo:

  • Bombril: Tem 1001 utilidades.
  • Banco do Brasil: Todo Seu.
  • C&A: Abuse, use C&A.
  • Chevrolet: Conte comigo.

E por ai vai, são muitas as empresas e são muitos os exemplos, mas se comparados você verá que todos são curtos e totalmente diretos.

Fácil de ser lembrado

Fácil de ser Lembrado
Criar frases com repetição de palavras ou rima ajudam.

Como dissemos acima, além de uma frase curta, um bom Slogan deve ser lembrado, e para isso você precisará criar algo que seja facilmente associado ao seu produto, serviço ou marca.

Para isso procure criar frases que gerem repetição entre as palavras, sentido duplo ou rimas, o cérebro tem facilidade em decorar repetições, serão essas formas que, depois de pronta, causarão associação e “fixarão” na mente de quem ler.

Alguns exemplos:

  • Colgate: Sorriso saudável, sorriso Colgate.
  • Doril: Tomou Doril a dor Sumiu.
  • Fininvest: Quem disse que não dá? Na Fininvest dá.

Lógico que não é por isso que deverá ser algo clichê e sem graça. Estude frases que causarão impacto e por isso sejam lembradas.

Ressalte suas qualidades

Ressaltar as qualidades
Qual seu diferencial?! Que tal um slogan sobre ele?!

Lembre-se de ressaltar as qualidades que o seu produto ou serviço tenha, aquele diferencial que a concorrência não tem, aquilo que provavelmente vai destacá-lo, que seu público esteja procurando.

As pessoas precisam saber que você tem o que elas procuram, mesmo que elas nem saibam o que procuram de fato, o seu Slogan precisa mostrar de alguma forma isso à elas.

Tente de alguma forma resumir em algumas palavras qual é o seu melhor, qual o seu diferencial e monte seu slogan. Por exemplo:

  • Friboi: Carne de qualidade tem que ser Friboi.
  • Kibon: É gostoso e faz bem!
  • Semp Toshiba: Nossos japoneses são mais criativos que os outros.

Seja autêntico

Seja autêntico
Para que imitar a concorrência?! Seja criativo!

Tente de todas as maneiras possíveis, não ser igual a nenhum outro slogan, seja único, isso ajudará você a ser lembrado.

Se em algum momento utilizar exemplos para se inspirar, use-os somente para inspiração, crie o seu slogan baseando-se nas suas qualidades, nas características de sua marca.

Seja criativo, único e verá que por si só, um slogan assim já falará muito por você.

  • Bayer: Se é Bayer é bom.
  • Bicicletas Caloi: Não esqueça a minha Caloi.
  • Bis: Quem pede um, pede bis.

Desperte sentimentos e seja inspirador

Desperte sentimentos
Amor, felicidade, segurança… Qual sentimento deseja despertar?

Geralmente os Slogans mais lembrados são aqueles que despertam algum sentimento, a maioria das vezes emoção ou alegria, felicidade, segurança.

Procure saber que tipo de sentimento gostaria se despertar em seu público no momento em que estiverem lendo o seu Slogan.

É um sentimento de alegria, felicidade? Marcas de cerveja utilizam de slogans que tragam um sentimento de mais alegria; bancos transmitem frases com mais segurança.

Tudo irá partir de um estudo aprofundado de sua marca, e o que deseja passar com o futuro slogan, mas trazer sentimento com a frase é sempre uma das opções mais certeiras.

  • TIM: Viver sem fronteiras.
  • Açúcar União: Fazendo sua vida mais doce.
  • Apple: Think Different!
  • Açúcar Alegre: A doce alegria da vida.

Um slogan bem feito, que permita aos seu público lembrar da sua marca onde quer que ele esteja, vai sempre ajudá-lo a se sobressair a concorrência, mas lembre-se de fazer justiça a frase que escolher, afinal consumidores são cada vez mais exigente e encontrar marcas que prometem algo e fazem de forma totalmente diferente, pode fazer com que seu slogan seja lembrado da pior forma possível.

Agora é com você!

Reúna todos os seus diferenciais, mais as dicas que compartilhamos acima e se empenhe em criar algo que surpreenda.

  1. Crie frases curtas;
  2. Que sejam fáceis de serem lembradas;
  3. Ressalte as suas qualidades;
  4. Seja autêntico;
  5. Desperte sentimentos.

Espero que estas dicas tenham ajudado a criar o seu. Até a próxima!

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Andreia Verrone

28 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais e também no Livros Que Ajudam

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