Por serem fáceis de serem manipuladas as crianças são a cada dia mais o alvo de empresas para vender seus produtos e não só por isso, mas preparar as crianças para serem possíveis consumidores no futuro.
Para quem ainda não viu hoje compartilho com você um vídeo que se aprofunda ainda mais nesta questão que é a publicidade para crianças, quais são as conseqüências e os meios de comunicação que mais influenciam as crianças.
O vídeo é antigo porém as técnicas de publicidade ainda são aplicadas aqui no Brasil, porém de uma forma menos agressiva como na época em que o documentário foi feito, acredito que ainda temos que melhorar, não é bom influenciar um consumidor desde a infância, se continuar desta forma no futuro seremos uma população sendo ditada o que deve fazer, consumir e estudar por conta disso.
A grande questão das propagandas para as crianças é que é nesta idade, mais especificamente nesta fase da vida é em que a criança recolhe mais informações e cria sua personalidade e tudo isso vai se refletir na vida adulta.
Apesar de que o vídeo fala muito sobre a publicidade e TV, temos que ficar atentos que outra parte de toda esta influência (ou se deixar ser influenciado), vem da criação, educação e aceitação dos pais. Acredito que uma das formas de combater este consumismo é educando os filhos para que entendam como funciona o sistema.
E o Neuromarketing?
Para quem não conhece sobre neuromarketing é um novo estudo do marketing onde envolve a ciência, que basicamente, estuda sobre como influenciar as pessoas de forma natural, assim vasculhando o comportamento do consumidor fazendo com ele tome decisões a favor das empresas, ai você me pergunta, porque estou falando isso, qual a relação disso com crianças?
Pois bem, em minhas leituras sobre o dado assunto eu sempre acompanho o trabalho de Martin Lindstrom um dos especialistas mais conhecidos da área de neuromarketing.
Em um de seus livros ele menciona um caso sobre a manipulação das empresas antes mesmo da criança nascer, isso mesmo quando a criança ainda está no ventre, ele explica a relação da criança no ventre com musica, que através desta forma as empresas preparam seus futuros clientes, sabe aquela sensação boa que você tem ao ouvir um certo tipo de musica ou jingle mas não sabe por que gosta, são sensações guardadas em nosso subconsciente que são liberadas quando ouvimos certos tipos de musicas.
Desta forma acontece com as crianças e bebês, depois de passada esta fase elas começam na fase adulta a ser futuros consumidores, isso me faz levantar a seguinte questão, será que escolhemos realmente o que compramos ou somos influenciados para tomar certas decisões?