Migrar de um lugar onde você achava que seria, praticamente, seu melhor lugar para se trabalhar, a realização de um sonho, as vezes acabam não sendo como realmente nós pensávamos e acabamos voltando pra casa.
Isso é o que constantemente eu vejo, dia após dia, muitas pessoas em meu círculo social relatam os mesmos problemas, situações que no começo parece pura coincidência, mas no final, isso acontece com todos, onde está o problema afinal? Nos profissionais? Nas agências? Na nossa cultura? Pois é, esta é uma questão muito difícil de resolver e entender.
As agências estão perdendo seus profissionais a cada vez mais, um dos relatos que mais ouço falar entre os profissionais de comunicação que conheço são quase os mesmos, e hoje estou aqui não só para falar de salário, trabalho pouco reconhecido e salário baixo muitas pessoas tem, isso é uma realidade em qualquer lugar aqui no Brasil, agora alguns pontos que quero frisar neste artigo são as piores coisas que as agências fazem que impulsionam ainda mais os profissionais a mudarem de ideia e irem em busca de algo melhor.
O salário não é em si a reclamação número 1, eu já trabalhei em empresas que pagavam um salário razoável, porém as condições de trabalho que ela me garantia era tão boa que eu nem me preocupava em procurar outros empregos, porém isso não é para sempre, algum dia precisaremos de mais para nosso conforto e instabilidade.
Falando dos pontos mais importantes em uma empresa, e o que faz o seus profissionais conseguirem ir a diante, são os seguintes.
A agência não investe em tecnologia
Como uma agência criativa não investe em tecnologia ou em novos meios de atender seus clientes, estar sempre acompanhando as novidades do mercado é primordial que a agência evolua diante do mercado e acima de tudo os seus profissionais se capacitam junto com ela, como é que o profissional vai procurar um emprego depois que trabalhou em um local que estava estacionado?
Sem respeito aos funcionários
Eai, a pizza vale? Tratar os funcionários com respeito é dar a ele o horário correto de trabalho, ele tem também sua vida pessoal, os funcionários não vivem enganchados em uma pizza, horário de ir emborá é horário de ir, virar a noite não é a melhor forma de entregar um serviço de qualidade.
Desvalorização total do serviço
Será que a agência sabe do quanto que o profissional estudou e o tempo que ele levou para aprender aquilo que muitos dizem “é rapidinho!”, não é fácil para ninguém aprender e se dedicar a uma profissão ou uma arte, independente do que for, mesmo sendo algo que a pessoa faça com amor, o caminho não é fácil!
Quando alguém está em um lugar onde valorizam seu trabalho é muito mais confortável e estimula ainda mais que este funcionário evolua e domine ainda mais a sua área.
O ponto negativo nessa questão é que a desvalorização do profissional de comunicação está praticamente enraizada em nossa cultura, todos acham que não é necessário estudar pra isso, o mercado está ficando cada vez mais saturado por questão de profissionais que também não valorizam seu serviço.
Desvalorização do profissional pelos contratantes
Hoje encontramos vários sites que praticamente fazem leilões de serviços de comunicação a um valor baixíssimo! Assim o trabalho fica ainda mais desvalorizado e a mão de obra fica com valores menores.
Essa são algumas coisas que persistem na boca na boca do pessoal da comunicação, eu não queria pontuar isso aqui, mas muito da culpa é o próprio profissional que acaba se sujeitando a trabalhar por um valor muito baixo para ficar a frente da concorrência.
Assim, sem querer, acaba desvalorizando seu próprio trabalho, outros que valorizam e por falta de opção no mercado acabam optando por trabalhar fora do Brasil ou mesmo em casa como Freelancer (Artigos no meu blog).
Em fim, além destes fatores existem muitas outras coisas que podem impulsionar os designers ou outros funcionários procurarem outros lugares.
E com você é a mesma coisa?