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Redes Sociais – O que você precisa saber para ter um bom resultado para o seu negócio.

As redes sociais são portas de entrada para as empresas e influenciadores digitais, por esse motivo, compartilhar conteúdos relevantes nas redes sociais é muito importante para a visibilidade de seu site ou blog.

O aumento de pessoas que recorrem as redes sociais para conseguir mais visibilidade para a sua empresa é enorme, sabendo usá-las, as mídias sociais são ferramentas indispensáveis para o seu crescimento.

Por essa razão, hoje em dia é impossível conhecer uma empresa que não possua um perfil no LinkedIn, Instagram ou Facebook. Graças às redes sociais muitas pessoas alcançam o sucesso e visibilidade rapidamente.

Para você estabelecer o seu negócio na internet é muito importante aprender tudo sobre o mundo das redes sociais, o estudo é fundamental para você montar uma estratégia para a sua marca. Acompanhe mais a seguir.

Você deve estar se perguntando, mas como eu vou firmar o meu negócio nas redes sociais?

Cada rede social tem a sua função, e para garantir o sucesso do seu perfil nas mídias sociais você precisa analisar qual se encaixa no perfil da sua empresa, qual dessas plataformas faz mais sentido você investir, por exemplo, se você tem uma loja de roupas, a melhor opção para o seu negócio é o Instagram, se for para fins corporativos o Facebook é o mais ideal.

Tudo é uma questão de conhecimento e pesquisas, você precisa ter em mente que não é apenas fazer uma postagem e pronto, firmei a minha empresa.

Para isso, você precisa responder três perguntas:

  • Qual público eu quero atingir?
  • Como eu vou me conectar com os meus clientes?
  • Qual o retorno que eu espero?

Aí já é meio caminho andado, não faça nada por impulso porque as chances de dar errado e você afundar o seu negócio são enormes, da mesma forma que você consegue conquistar o sucesso rapidamente, você pode “quebrar a cara”.

Por esse motivo, nos tópicos abaixo vamos contar tudo o que você precisa saber sobre as principais redes sociais, e claro, vamos falar um pouco sobre as suas funções, sobre qual é a melhor maneira de interagir com o seu público e muito mais.

Facebook

É quase impossível conhecer uma pessoa que não tem um perfil no Facebook, esse alto índice de usuários o tornou a rede social mais popular do planeta, para você ter uma ideia, só no Brasil, em 2016, eram 100 milhões de usuários.

Agora imagina só a sua empresa conectada a quase todos esses usuários, é algo incrível que só as redes sociais são capazes de nos proporcionar, por isso, uma boa administração é fundamental para você crescer nesse meio.

Cada usuário do Facebook recebe as suas atualizações de acordo com as páginas que ele mais curte, ou seja, se o usuário é fã de memes e curte várias páginas de humor, as suas atualizações serão para esse tipo de conteúdo, o mesmo acontece para aqueles que curtem mais futebol, notícias, músicas, entre outros.

Antes de começar as suas postagens no Facebook, você precisa saber que essa plataforma preza mais pela qualidade do que a quantidade, por isso, não saia por ai fazendo uma postagem atrás da outra pensando que assim você vai atingir o maior número de usuários, porque não vai.

Por esse motivo, para chamar a atenção do público para as suas postagens, e se destacar em meio a tanta concorrência nas redes sociais, você precisa deixar o seu conteúdo atrativo com material rico e relevante.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram contém impressionantes números de usuários, a plataforma chegou a bater a marca de 700 milhões de usuários em 2017.

Vendo esses números já podemos imaginar o quanto essa ferramenta pode ser imprescindível para você criar um perfil para o seu negócio, ao contrário do Facebook, o Instagram não precisa de muito conteúdo, essa plataforma é voltada apenas para fotos e vídeos, por isso, ela acaba gerando um “apelo visual”.

Dessa forma, o Instagram acaba se tornando muito importante para áreas especificas como e-commerce, turismo, beleza, gastronomia, entre outras áreas que dependem da exposição de seus serviços para conquistar o público.

Caso seu negócio não esteja relacionado a nenhuma dessas áreas, você pode usar essa plataforma para fortalecer a imagem da sua empresa compartilhando momentos do dia a dia, fotos e vídeos de eventos, mensagens para datas comemorativas e muito mais. 

Twitter

A famosa rede social dos 140 caracteres (hoje atualizado para 280)é uma rede de comunicações em tempo real que conecta o mundo a todos os acontecimentos.

É muito comum os usuários usarem essa plataforma para comentar o que está passando em programas de TV como premiações, futebol, reality e shows como se fosse uma “segunda tela”.

Além disso, podemos usar ashashtags para alcançar os TrendingTopics do Twitter, os assuntos mais comentados em todo o mundo, dessa forma você fica ligado em tudo o que está sendo comentado no momento em tempo real.

Por esse motivo, o Twitter pode te ajudar com a audiência em outras redes sociais, você pode usá-lo como um “Portal de Notícias” avisando o público sobre lançamentos e novidadesredirecionando o público para as suas outras redes sociais.

LinkedIn

O linkedIn é a maior plataforma corporativa do planeta, ela é voltada apenas para relacionamentos profissionais, e tem como objetivo te ajudar a evoluir como profissional

Algumas empresas usam essa rede social para recrutamento e algumas pessoas para trocar experiências profissionais, o usuário nesse caso é como se fosse um “currículo online”, que sempre estará disponível para contatos profissionais e amigos.

Assim, essa rede social não é ideal para você compartilhar qualquer tipo de artigo, os usuários esperam apenas conteúdos para fins profissionais e não entretenimento.

Se caso você tiver dicas profissionais para compartilhar com esse público e seu conteúdo for extremamente relevante, a sua postagem será bem vinda.

YouTube

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais acessam o YouTube?

Por esse motivo, o YouTube é uma rede social muito importante para você estar presente no momento, o marketing de vídeo é essencial para você criar estratégias de marketing para a sua empresa.

Algumas empresas como Samsung, Audi, PlayStation, entre outras usam essa plataforma para promover os seus serviços, e já conquistaram milhões de inscritos em seus canais, como resultado, seus vídeos alcançam números surpreendentes de views.

Dessa forma, se você criar vídeos criativos para chamar a atenção do seu público, o YouTube pode ser fundamental para promover a imagem da sua empresa.

Agora que você já conhece um pouco sobre as principais redes sociais, vamos compartilhar com você algumas dicas para fortalecer a sua marca nas mídias sociais.

Quais mensagens e interações responder?

Você pode interagir de todas as formas, desde reagir a comentários até responder mensagens privadas. Muitas pessoas procuram a opção privada par fazer sugestões, parcerias, tirar dúvidas, entre outros.

Nesse caso, antes de começar a interagir com os seus seguidores você precisa levar em consideração o perfil do seu negócio, se é algo mais formal ou informal, a partir daí você saberá qual a melhor forma de falar com o seu público.

Por exemplo, o Burger King tem uma forma descontraída para interagir com os seus seguidores nas redes sociais, a marca responde os comentários da sua página no Facebook de uma forma divertida usando memes, GIFs, linguagem informal e outras formas divertidas que trás um resultado positivo e atrai ainda mais pessoas para a marca.

Agora se a sua empresa tiver um perfil mais formal, o ideal é evitar o uso de linguagem informal porque dependendo do seu público você poderá perder a sua credibilidade, e não é isso que você deseja, certo?

Por isso, antes de interagir com o seu público a melhor opção é se perguntar: Com quem eu estou interagindo? Quem é o meu público alvo? E assim você saberá o que fazer.

Devo apagar ou responder comentários negativos?

Uma das vantagens que as redes sociais nos proporcionam é interagir com o nosso público, nessa era digital estamos há um clique dos nossos clientes, mas tudo tem as suas vantagens e desvantagens.

Hoje é muito fácil receber uma avaliação positiva em nossas redes sociais, porém, não podemos evitar os comentários negativos e as reclamações. Nesse caso, a forma em que vamos interagir com os usuáriosé fundamental para a imagem da nossa empresa.

Por exemplo, se um cliente insatisfeito faz uma reclamação em sua página o que você faz: Apaga o comentário? Tenta solucionar o problema?

A melhor opção e mostrar para o usuário que você se importa com o problema dele e que quer tentar ajudar de alguma forma, além dele se sentir acolhido e atendido, dessa forma, outras pessoas verão a sua atitude positiva o que é muito bom para a sua empresa.

A melhor solução sempre é ouvir o seu seguidor e responder atenciosamente, se você optar por apagar o comentário ele perceberá e assim você só vai arrumar mais um problema.

O que publicar nas redes sociais?

Muitas pessoas ainda acham que só deve postar nas redes sociais conteúdos referentes aos seus serviços, mas não é bem assim, podemos oferecer ainda mais conteúdo para o nosso público.

Todos os seguidores gostam de se sentir especial, e que foram lembrados em algum momento, por esse motivo, você pode surpreendê-los com mensagens de Feliz dia das Mães, Feliz Páscoa, Feliz Natal, entre outras datas comemorativas, um detalhe positivo para a sua marca.

Dependendo do perfil da sua marca, você pode compartilhar GIFs e imagens para interagir com os seus seguidores, além disso, você pode compartilhar fotos e vídeos de eventos da sua empresa, mensagens positivas e muito mais.

Agora que você já sabe sobre o que publicar em suas redes sociais, você precisa saber o melhor horário para essas postagens, certo? Acompanhe a seguir.

Qual é o melhor horário para postar os meus conteúdos?

Você precisa entender que não existe um horário específico para as suas postagens.

As pessoas têm hábitos diferentes, por exemplo, algumas costumam freqüentar as redes sociais da parte da manhã, outras na parte da tarde e por aí vai. Por isso, você precisa descobrir em qual horário o seu público alvo estará online.

Por essa razão, gerenciar as suas redes sociais é fundamental para você encontrar as suas personas online, assim como o Facebook, outras redes sociais fornecem análises sobre o horário do tráfego de usuários.

Com essa análise em mãos você poderá criar um calendário de publicações para os seus conteúdos, sendo assim, todas as pessoas terão acesso as suas postagens.

Agora que você conhece um pouco sobre o mundo das redes sociais, você poderá analisar e escolher qual é a melhor opção no momento para a sua empresa

Alcance o sucesso com as redes sociais!

Viu como não é coisa de outro mundo conquistar o seu lugar no mundo das mídias sociais?

Pode parecer complicado, as novidades sempre nos deixam receosos com um pouco de medo, mas vale a pena investir nessas ferramentas para você alavancar ainda mais a sua empresa.

Além disso, se pra você for uma tarefa difícil ou não tem muito tempo para administrar as suas redes sociais, hoje podemos contar com profissionais especializados que se dedicam a esse serviço, cuidam e administram os seus perfis. Vale a pena o investimento!

Compartilhe com a gente as suas experiências com as redes sociais!

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