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Entenda como funciona uma agência de Publicidade

Você sabe como é a estrutura de uma agência de Publicidade? Tem curiosidade em saber como tudo funciona? Então vem comigo!

Uma agência de comunicação é responsável pela produção de muito do que há de criativo no mundo da publicidade. Na grande maioria estão estruturadas em torno de cinco departamentos ou seções principais. São elas:

Atendimento

O executivo de conta e o gerente /supervisor são responsáveis pela comunicação entre agência e o cliente.

A equipe de atendimento além de ser responsável por procurar e conquistar novos clientes e organizar propostas (apresentação de novos negócios), também são responsáveis pela função de supervisão e administração, realizando uma gestão de projeto das diversas campanhas publicitárias, intermediando a relação com indivíduos e equipes em outros departamentos da agência.

Planejamento

O planejador e a equipe de criação tendem a trabalhar em conjunto no desenvolvimento do briefing criativo, que envolve uma compreensão clara do consumidor ou cliente e de sua relação potencial com a marca.

Aqui é importante entender suas perspectivas, seus hábitos, suas necessidades e seu comportamento de compra para desenvolver um plano estratégico forte, o que envolve utilizar diversas formas de pesquisa de mercado, incluindo grupos focais e entrevistas.

Planejamento de mídia

Esse departamento trabalha diariamente com jornais, revistas e redes de televisão, buscando os melhores contratos (custo-benefício) de apresentar o conceito publicitário ao público-alvo.

Eles buscam novas oportunidades de mídia para expor as mensagens publicitárias, negociando também até mesmo os melhores horários, espaços e preços para anúncios nos mais diversos meios de comunicação.

Criação

Após a aprovação da ideia de campanha pelo cliente a equipe de criação a desenvolve até sua execução final.

Geralmente as equipes de criação trabalham em dupla com orientação do diretor de criação que tem a responsabilidade geral pelos produtos criativos da agência. Essa equipe consiste em um diretor de arte e um redator, mas nada impede que um ajude no trabalho do outro.

A criação é responsável pelas ideias e conceitos publicitários a partir do Brienfing criativo fornecido pelos profissionais de atendimento.

Produção

Com o conceito criativo aprovado, é a vez do departamento de produção transformar todas as ideias em realidade.

O dia a dia nesse departamento é de muita pressão, pois os prazos são curtos e a equipe depende do cumprimento das tarefas por profissionais de outros setores da agência.

Geralmente essa equipe trabalha em conjunto com o diretor de arte para garantir que o produto e a campanha saiam da forma que deveria.

Quer entender melhor como tudo isso funciona?

Dá uma olhadinha no vídeo abaixo que está bem exemplificado e com bastante humor.

Certamente que existem várias agências de publicidade espalhadas pelo mundo, desde as menores até as maiores, mas de uma forma bem básica são esses os principais setores que podem variar de uma a várias pessoas por segmento.

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Andreia Verrone

29 anos. Me encontrei no Design e Marketing Digital e hoje compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo aprendendo nesse caminho. Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais e também no Livros Que Ajudam

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