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Como fazer um planejamento de redes sociais em 8 simples passos

planejamento das redes sociais em 8 simples passos

Eis aqui uma forma muito simples e efetiva que irá te ajudar facilmente no planejamento ao gerenciamento de sua Fanpage, mais precisamente nas redes sociais, não importa que você tenha um blog ou uma empresa, você deseja que sua marca seja reconhecida? Que tenha a abrangência perfeita e o público perfeito?

Bom, nesta matéria vou compartilhar com você algumas dicas simples, porém que fazem toda a diferença na hora de alavancar a presença social de sua marca e detalhe, sem gastar. Vamos lá?

1. Analise seu público na rede social

analise o público para o seu negócio

Procure antes de tudo (se possível até mesmo antes de criar sua página nas mídias sociais), como o público que costuma consumir o conteúdo/produto de sua marca se comporta nas redes sociais, o que costumam comentar, em que grupos estão, o que gostam relacionado ao seu produto, qual a idade desse público, a localização e etc.

Uma das coisas que recomendo para a análise de seu público é a criação de personas, crie até 3 tipos de pessoas que gostarão de seu produto.

Liste tudo, depois de recolhido todas estas informações você estará pronto para o próximo passo.

Dica: Além de você conhecer o seu público e como ele se comporta na internet outra coisa muito importante para o desenvolvimento da empresa que vai muito além das redes sociais é a definição dos arquétipos principais da marca, com isso você criará uma personalidade para sua marca e assim ter mais proximidade e afinidade com seus concorrentes. Veja nesta série de matérias como trabalhar com os Arquétipos na sua marca, veja aqui.

2. Diagnóstico das redes sociais

diagnostico dos concorrentes nas redes sociais

Faça uma análise apurada de seus possíveis concorrentes, sejam diretos ou indiretos, siga-os e comece a análise, veja como eles costumam se comportar diante o público que você deseja atingir, para facilitar recomendo que você siga esta pequena lista:

  • Analise a abordagem;
  • O tom de voz;
  • Identidade visual;
  • Linha de comunicação;
  • Quantidade de seguidores;
  • Força social;
  • Conteúdo (qual o conteúdo que eles costumam compartilhar mais e qual o conteúdo é o mais curtido?).

Esta fase é muito importante para que você possa não somente entender como seus concorrentes atuam, mas com estas informações serão necessárias para você formar o posicionamento de sua marca/empresa na rede.

3. Escolhendo a rede social

Escolha a melhor rede social para sua empresa

Muitas pessoas tem naturalmente o erro de achar que estar em todas as redes sociais é o melhor caminho para estar em destaque, porém a escolha errada da rede social além de atrapalhar na definição de um público, pode se transformar em uma pedra no seu caminho!

Cada rede social tem seu perfil, sua velocidade, estilo e função, isso influência também nas pessoas que estão nestas comunidades sociais online, então escolha com cautela qual rede social sua empresa deverá atuar para que você não tenha problemas futuros e consiga atingir o público correto.

Para facilitar o seu entendimento, veja na lista abaixo algumas das principais redes online e suas palavras-chave e públicos que mais se relacionam bem de acordo com cada rede social e aproveite também para fazer a escolha certa.

  • Facebook: Família, amigos, passar o tempo, se divertir, públicos de todas as idades, comunicação e relacionamento.
  • Linkedin: Procura de empregos, cursos, público mais velho, compartilhamento de perfil profissional, profissionais de todas as áreas e níveis técnicos.
  • Twitter: Público de todas as idades, pessoas que gostam de receber informações rapidamente e não gostam de ficar tanto tempo nas redes sociais, uma forma de estar perto de pessoas e marcas famosas, para todas as idades, porém em sua maioria o público jovem.
  • Pintrest: Compartilhamento de imagens, ideias criativas, para todos os públicos e idades, em sua grande maioria mulheres, nesta rede social tem também um número grande de profissionais da área de design, fotografia, gastronomia, arquitetura, marketing e moda, é também utilizado como uma grande fonte de inspiração.
  • Instagram: Público jovem, compartilhamento de fotos em geral, relacionamento, comunicação, pessoas famosas utilizam bastante para compartilhar detalhes do seu dia a dia.

Estas são somente algumas ideias de como realmente funcionam, em breve postarei matérias mais específicas de cada meio social para lhe auxiliar, espero que estas dicas tenham lhe ajudado, vamos ao próximo passo.

4. Identidade visual

Crie uma identidade visual para sua marca ou empresa

A partir do momento em que você definiu todas as etapas anteriores é hora de trabalhar na identidade visual, desenvolva todas as capas das suas redes sociais sempre seguindo a estratégia visual de sua marca, isso facilitará bastante para que as pessoas reconheçam sua empresa facilmente e se identifiquem com ela rapidamente.

Dica: Não deixe que a identidade visual esteja presente somente nas capas ou imagem de perfil, faça com que todas as postagens também se comuniquem com a identidade visual de sua empresa. As pessoas podem compartilhar as suas imagens e você pode futuramente, perder algumas oportunidades por não estarem personalizadas com o estilo de sua marca.

5. Agendamento de postagens

melhor horário e dia para postagens nas redes sociais

Um dos maiores problemas de várias empresas é a consistência de postagens nas redes sociais, antes de começar a postar faça uma agenda mensal de todo o conteúdo que você vai desenvolver para o seu público.

Defina o horário e os dias da semana que você irá fazer as postagens, isso é muito importante para que você tenha consistência na sua página e consiga atingir os resultados esperados.

A definição dos horários é muito importante, até mais importante do que os dias, pois todas as redes sociais têm horário de pico, um horário onde tem muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo.

Então recomendo a você a leitura dessa matéria, onde está relacionado alguns horários de pico das principais redes sociais mais utilizadas no mundo, veja aqui.

6. Planeje o conteúdo a ser postado

Planeje o conteúdo a ser postado

As redes sociais são áreas onde as pessoas estão basicamente para “socializar”, então geralmente não estão lá para comprar, por isso você deverá ter muita cautela ao criar o conteúdo de sua fanpage, pois conteúdo muito publicitário, somente com o foco em vender, pode ter um efeito contrário e acabar afastando o seu público.

Então para que você não tenha este tipo de problema sugiro você a trabalhar com estímulos, como por exemplo:

Digamos que você deseja vender produtos para emagrecer ou então aparelhagens que ajudam as pessoas a emagrecer da melhor forma, a melhor estratégia que você deve seguir é trabalhar com estímulos da seguinte forma:

  • Postagens: Frases motivadoras que relacionam uma pessoa àquele problema que ela quer resolver.
  • Imagens: Imagens inspiradoras que mostram a situação real onde aquela pessoa gostaria de estar, com o objetivo já alcançado ou o caminho para que ela alcance seu objetivo.

Quais as vantagens de trabalhar desta forma?

  • Gerar mais motivação aos seus seguidores;
  • Compartilhamento;
  • Abrangência de público alvo;
  • Seguidores compartilhando os objetivos alcançados com seu produto ou serviço;
  • Mais carinho pela sua marca.

7. Monitoramento

Monitore os resultados de tudo que faz em suas redes sociais

Trabalhe no monitoramento de suas redes sociais procurando por oportunidades através de todos os meios e páginas sociais que escolheu trabalhar, não fique focado somente em suas páginas sociais, participe de grupos de interesse, acompanhe blogs e comunidades relacionadas.

Dica: Monitore seus concorrentes, eles podem não estar vendo a oportunidade diante dos próprios olhos e você pode aproveitar este deslize para melhorar os seus resultados.

Muitas vezes o monitoramento pode ser uma tarefa um pouco complicada de executar, pois ficar entrando em vários lugares e mídias sociais diferentes para ficar por dentro de tudo que está acontecendo com a sua marca e também com seus concorrentes exige muito trabalho e tempo!

Para que você ganhe tempo e conseqüentemente dinheiro sugiro que você utilize ferramentas para o monitoramento de todos os seus canais sociais e também de seus concorrentes, veja abaixo minhas recomendações:

  1. Hootsuite:  Com esta ferramenta você conseguirá analisar, monitorar e até publicar vários tipos de conteúdo em todos os seus canais sociais facilmente, você pode criar uma conta gratuita e começar a utilizar hoje mesmo confira neste link.
  2. BuzzSumo: Gostaria de saber qual que é o conteúdo mais compartilhado na internet? Com esta ferramenta online você pode procurar por temas específicos e ela entrega a você o conteúdo mais compartilhado de acordo com o termo pesquisado, vale a pena conferir veja neste link.
  3. Social Mentions: Com social mentions você conseguirá facilmente descobrir quais as menções tem uma determinada marca e em um período definido, ela é ótima pra você entender o que o público está falando no momento de sua marca ou também para identificar pessoas que são influenciadoras e que poderão ajudar na divulgação de sua marca. Veja aqui.

8. Trabalhando com mídia paga

Trabalhe com mídia paga

Uma das formas de estar perto do seus seguidores desejados e a curto prazo é trabalhando com propagandas e links patrocinados, praticamente todas as redes sociais trabalham com posts patrocinados e aumento de alcance de publicações, não somente com a compra de posts patrocinados, mas também com a compra de mídia em influenciadores e blogs que tenham relação com sua marca.

Dica: Defina um investimento mensal para suas campanhas sociais. Assim você aumentará gradativamente a quantidade de seguidores e reconhecimento de sua marca.

Agora é só colocar a mão na massa

Espero que estas dicas tenham te ajudado, nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, estaremos sempre compartilhando matérias atualizadas sobre redes sociais em nosso blog, inscreva-se news logo abaixo para receber nossos conteúdos de primeira, até a próxima.

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