Segundo o IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de elite e são 60,6% dos desempregados.
Para chamar atenção para esse problema grave, o Governo do Paraná em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, assinam a campanha “Teste de Imagem”, criada pela Master Comunicação.
No vídeo da campanha, profissionais de RH são convidados a participarem de um experimento, foram divididos em dois grupos onde, no grupo 1 foram apresentadas imagens com pessoas brancas em determinadas situações e no grupo 2 as mesmas situações foram apresentadas, mas com pessoas negras.
É realmente alarmante o resultado, onde o grupo colocou os negros em posição social inferior à dos brancos.
https://www.youtube.com/watch?v=m6M_PiqmGZg&feature=youtu.be