Passamos da metade dos arquétipos na publicidade e hoje seguindo a lista vamos falar do arquétipo do Prestativo.
O prestativo já se pode tirar pelo seu próprio nome, aquele que ajuda, que auxilia, tem como maior desejo proteger os outros do mal e seu maior medo é o egoísmo e a ingratidão das pessoas.
Tem como seus maiores dons a compaixão e a generosidade e tem como estratégia fazer sempre o que puder fazer pelos outros.
Seu lema é: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.
É altruísta, movido pela compaixão, pela generosidade e pelo desejo de ajudar os outros, teme a instabilidade e a dificuldade, não tanto por si mesmo, mas pelo impacto sobre as pessoas menos afortunadas ou menos resistentes aos choques.
Esse arquétipo no marketing é percebido em praticamente qualquer atividade relacionada à prestação de serviços, tanto para indivíduos quanto para organizações, corporações e firmas.
Para a pessoa que leva para si esse arquétipo, a marca deve levar em consideração as inquietações do consumidor. O cliente, neste caso, deve ser exposto como tendo preocupações com os demais, o produto deve auxiliá-lo no sentido de demonstrar maior empenho e fornecer grande facilidade de ação.
Marca que usa esse arquétipo
Comercial
https://www.youtube.com/watch?v=ou7CyPtkpng
No vídeo acima, que faz parte de uma campanha da marca para levar as meninas a gostarem de seus cabelos, sejam ele da forma que forem, mostra o quanto a marca se preocupa com a situação de tantas meninas que simplesmente não gostam de si por causa do cabelo.
A marca se preocupa em mostrar que entende, mas como prestativa que é, ensina a olharem o melhor de si mesmas. Ou seja, oferecem um produto que ajudará cada uma a melhorar e se sentir mais confiante.
Agora que você conhece mais sobre o arquétipo prestativo, quero que você participe comigo e me aponte mais algumas marcas que usam do mesmo arquétipo, vamos lá, quero todos sem vergonha! 🙂
Até o próximo arquétipo na semana que vem!