Artigos

5 dicas práticas de como otimizar seu site para os mecanismos de buscas

Dicas para aparecer na primeira página do google

Há algum tempo atrás ter um site era tão novo e tão exclusivo para um ou outro que bastava isso para aparecer nos primeiros resultados.

Hoje todos nós sabemos que não é fácil aparecer na primeira página do Google, simplesmente por que ter um site se tornou dever de toda empresa ou marca que deseja estar próxima ao seu público.

Por isso a necessidade de estudar, estar sempre em busca de novas tecnologias para divulgação e marketing e procurar entender sempre o seu público, deve fazer parte do dia a dia de quem deseja alcançar os seus objetivos na internet.

Ter um site nos dias de hoje não significa nada se não existe por trás dessa ferramenta um profissional ou empresário dedicado em buscar o melhor, tanto para o seu público como para sua empresa.

Para ajudar a entrar nesse mundo de uma forma mais prática e não começar com um site totalmente cru em SEO, vamos compartilhar abaixo 5 dicas para que você, seja um iniciante no SEO ou alguém que não entende muito do assunto, consiga fazer sozinho essas implementações.

Então sem mais delongas vamos as dicas:

Instale plugins de SEO em seu site

plugins para wordspress
Serão ferramentas para ajudá-lo a otimizar seu site.

Se você utiliza o Wordspress você pode instalar plugins/módulos que poderão lhe ajudar a otimizar o seu site sem a necessidade de aprender programação. Veja esses três que separei para você.

Yoast SEO

Esse plugin lhe ajuda como um consultor, ele sempre irá apontar os erros, oportunidade e o que você pode melhorar para que seus artigos fiquem bem otimizados. Conheça- o clicando aqui.

Google XML Sitemaps

Com esse plugin você criará um mapa completo do seu site, gerando um arquivo chamado sitemap, você poderá enviá-lo para o Google com uma simples conexão, permitindo que seu site seja indexado mais rápido pelos rastreadores. Conheça-o clicando aqui.

All In One SEO Pack

Este é um plugin de SEO concorrente a altura do Yoast SEO que pode te auxiliar no otimização de Metatags, keywords e títulos para os buscadores. Conheça-o clicando aqui.

Linking building

indicação
Escolha os melhores sites para indicarem o seu, nada de qualquer um.

Assim como no nosso dia a dia, você não confia muito mais em um profissional quando ele é indicado por alguém que você confie? O mesmo acontece com o Google.

Ele irá confiar em seu conteúdo se outros conteúdos de qualidade, (preste bem atenção; Qualidade) fizerem o mesmo por você.

Você poderá fazer isso desde que procure sites do mesmo nicho que o seu, com conteúdos de qualidade e que tenha autoridade no assunto para solicitar um link na página dele.

Veja aqui 3 formas que você pode conseguir links para o seu site:

  • Postando em comentários de blogs;
  • Guestposts;
  • Compra de link.

Seja qual dessas formas você escolha para criar seus Linking building, nunca coloque-o em um site qualquer, nem em muitos sites sem qualidade só para somar, pois tudo pode dar errado e você estará literalmente perdendo seu tempo para um único propósito: afundar o seu site.

Textos únicos, atrativos e de qualidade

textos únicos e otimizados
Crie textos atrativos, que as pessoas gostem de ler e que sejam de qualidade.

Do mesmo jeito que você irá procurar por sites de conteúdos bons e ricos em informações de qualidade para seu Linking building, deverá também caprichar nos artigos de seu site e em todos os conteúdos para que sejam bem otimizados e de qualidade o bastante para atrair o seu público.

Seguindo esse caminho, ter um site copiado não faz o menor sentido. Criar vários conteúdos de uma vez, mas todos copiados de outros sites, de quem realmente pensou para fazer o artigo ou até mesmo estudou muito para chegar naquele resultado, não irá ajudá-lo.

Fique atento, pois em casos assim, a falta de vontade em criar conteúdos únicos poderá lhe sair como um belo tiro no pé. Então crie seu próprio conteúdo, busque escrevê-lo de forma que atraia as pessoas e nada ao contrário disso, como escrever qualquer coisa.

Crie matérias com palavras-chave que queira ganhar

palavras-chave no texto
faça uma relação da palavra e suas variações para adicionar em seus textos.

Como disse acima, criar conteúdo só para criar não é o caminho certo a ser seguido. Por isso busque palavras-chave que queira ganhar e crie artigos bem otimizados para elas.

Não é para encher o seu artigo com a mesma palavra, pois isso já não trás resultados em SEO, busque as palavras que gostaria de ganhar e assim como ela, use também suas variações em seus textos.

Ele ficará melhor otimizado tanto para SEO, quanto para quem lê.

Coloque link interno nos artigos e texto alternativo nas imagens

links internos e texto alternativo
Ajude uma página a recomendar a outra.

Em seus artigos, procure sempre adicionar links em frases específicas para outros artigos ou páginas de seu próprio site, ajudando uma página a recomendar a outra. Dessa forma você não só deixa o seu artigo otimizado como também leva as pessoas a conhecerem outras páginas ou artigos de seu site.

Nas imagens, não as deixe com qualquer título, com qualquer texto alternativo. Crie boas frases relacionadas a sua página ou artigo nos textos alternativos das imagens, assim você irá otimizar também as imagens.

Como dissemos mais acima, essas são dicas práticas e que ajudarão você a começar a ter resultados em seu site, mas não pare por aqui, se mantenha ativo, estudando sobre o assunto, pois muitas coisas que eram feitas antes, hoje já não valem mais e assim que sabe até quando essas opções também valerão.

O Google busca sempre melhorar para oferecer os melhores resultados para quem usa o buscador, por isso muitas coisas mudam e acreditar que saber uma coisinha aqui e outra ali vai dar resultados, não é verdade.

Faça como o Google, estude e busque sempre melhorar para se manter sempre nas primeiras posições.

Compartilhe para seus amigos aqui

                 

Assine e seja notificado de todas as novidades!
  

Andreia Verrone

28 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais e também no Livros Que Ajudam

Novidades por email

Assine e seja notificado de todas as novidades! Nunca enviaremos spans, apenas nosso conteúdo exclusivo :)


Siga agora

Siga nestas redes para ficar por dentro das novidades.

Siga no FB