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Quais as vantagens e desvantagens do comercial na publicidade?

Voltando a falar sobre mídias e seus veículos de divulgação,  hoje vamos falar um pouco sobre comercial na publicidade, suas vantagens e desvantagens, assim como também o processo de produção.

Se você quer entender um pouco mais sobre essa opção, vai gostar do que vai ler abaixo.

O comercial de televisão e de cinema ainda é considerado uma das mídias mais poderosas e persuasivas.

Para a maioria das equipes de criação, trabalhar com comercial na publicidade, é o ponto alto de suas carreiras. Ao contrário de mídias estáticas, como as campanhas na imprensa e em cartazes, os comerciais contam uma história utilizando um filme de 30 a 40 segundos sobre a marca ou o produto.

Uma combinação de atores, efeitos especiais, diálogos, música e narração permite transformar conceitos em realidade de maneiras incríveis, apenas com o desenvolvimento de um roteiro e um storyboard.

Comercial na publicidade de alguns anos atrás

Cinquenta anos atrás, a utilização do comercial na propaganda era extremamente básico, quase anúncios “impressos” interpretados por atores.

Muitos tinham apresentações que falavam direto com a câmera, dando testemunhos e demonstrando produtos.

As produtoras especializadas passar a levar o gênero a sério e diretores de arte das agências começaram a escrever roteiros que aproveitavam todo o potencial da mídia.

E a produção?

Você sabe quais são as funções dos produtores de agência e produtora? Abaixo descrevemos o função de cada um para que você entenda.

O produtor a agência

Essa função serve de ligação entre a agência de publicidade e a produtora. O produtor da agência estabelece uma relação com a equipe de criação e garante que o diretor e a produtora selecionados sejam os melhores para o roteiro.

É preciso analisar diversos portfólios e organizar reuniões preliminares com diretores e produtoras pré selecionadas para se chegar a essa decisão.

Esses encontros são importantes porque permitem descobrir se existe uma visão comum sobre como o storyboard deve ser filmado e produzido.

O produtor da produtora

A missão principal desse produtor é gerenciar o projeto do comercial, organizando locações e acessórios, contratando a equipe de filmagem e alugando equipamentos, além de cuidar de todas as questões contratuais.

Ele é responsável pela organização da filmagem e por todas as questões de pós-produção, incluindo edição, efeitos especiais, música e narrações.

Em empresas pequenas, também é função do produtor representar os diretores, vendendo seus trabalhos anteriores a produtores de agências e equipes de criação.

Em muitos casos, as agências já tem um diretor específico em mente, mas às vezes querem testar um diretor novato ou não tão conhecido.

Animações em comercial na publicidade

O uso de animação em comerciais de cinema e de televisão sempre foi popular entre anunciantes e se mostrou grande sucesso para os produtos que ambos promovem, criando afeto e uma relação de longo prazo junto ao consumidor.

A animação é obviamente uma mídia muito forte quando se trata de publicidade dirigida para crianças.

 

Alguns criam uma relação tão grande com o consumidor que perduram por anos à fio do mesmo jeito!

Vantagens do comercial na publicidade

  • O comercial na publicidade pode criar grandes marcas, com seu alcance de massa e impacto criado pela ação, som e cor.
  • Tudo é possível, não há limitações na hora de criar.
  • A duração do comercial na publicidade tem certa flexibilidade. Comerciais com 30,40 e 60 segundos de duração oferecem possibilidades diversas.
  • As centenas de canais da televisão digital permitem que os anunciantes falem com públicos bastante fragmentados e especializados.
  • Ao utilizar os meios certos, os anunciantes podem atingir um grande público com mensagens de marca ou conceitos publicitários. Comerciais de televisão e cinema tem o poder de dar uma pausa na rotina das pessoas.
  • Os comerciais na publicidade podem mostrar o produto em ação, destacando assim a sua eficácia. A publicidade de carros e pneus, por exemplo, pode demonstrar alto desempenho na pista nas piores condições climáticas.
  • O comercial na publicidade  pode mostrar pessoas “reais” e representar um “episódio do cotidiano” com o qual o público-alvo pode se identificar. o uso de pessoas famosas e personagens fictícios também é uma grande fonte de inspiração para a equipe de criação, oferecendo a oportunidade de ter celebridades como garotos-propaganda de marca.
  • Os comerciais podem conter jingles ou bordões que se tornam parte da linguagem cotidiana durante algum tempo.
  • A utilização de uma trilha sonora escolhida cuidadosamente para acompanhar o comercial pode estabelecer uma relação entre público alvo e marca.

Desvantagens do comercial na publicidade

  • A produção de comercial na publicidade normalmente é caro, assim como a compra de espaço (mídia). A logística da produção de um comercial com atores, construção de cenários ou cenas em locação, efeitos especiais e edição é um processo que envolve muitos especialistas.
  • O processo de produção como um todo, do conceito à exibição, é relativamente lento. Um comercial de TV com atores leva em média três meses para ser produzido.
  • O público às vezes usa o intervalo comercial para fazer outras atividades ou ver o que está passando em outros canais, assim, existe a probabilidades de que muitas pessoas sequer vejam o comercial.
  • O comercial na publicidade esta sujeito a regulamentações mais restritas do que a publicidades em jornais e revistas em termos do que pode ou não ser mostrado.
  • Se a sua história é complexa, pode ser difícil transmitir a mensagem ou a informação no tempo comercial disponível.
  • Hoje as pessoas estão mais calejadas com os comerciais, ou seja, é necessário muito mais do que criatividade para alcançar um público que não quer mais ver comerciais.

 

O exemplo do comercial da Veja, acima, mostra uma opção mais parecida com “vlog” que está super em alta nos canais do Youtube e vem chamando a atenção das marcas para atrair os clientes.

Enfim, assim como muitas outras mídias, o comercial na publicidade, tanto para televisão, cinema e até mesmo Youtube, sempre serão ótimas ferramentas de divulgação e criação de marcas.

Aproveite para entender mais sobre como as marcas relacionam seus comerciais com seu público e como os arquétipos influenciam ambos.

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Andreia Verrone

27 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais

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