Artigos

Arquétipos na publicidade: O Sábio

Bom pessoal hoje já é quinta feira e junto com ela vem o terceiro arquétipo da nossa lista, o Sábio.

O arquétipo do sábio tem como dons a inteligência e confiança, seu maior desejo é alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade e como todos os outros arquétipos também tem medo, no seu caso seu maior medo é ser enganado, iludido ou até mesmo ignorante.

O lema dessa arquétipo é simples: “A verdade libertará você!”.

O maior objetivo do sábio é buscar a verdade em tudo, a verdade suprema que em seu consciente irá libertá-lo e assim ele poderá viver plenamente.

É conhecido também como o arquétipo do especialista, do guia, um professor ou mentor, porém é metódico e detalhista.

Geralmente as marcas que se apoiam nesse arquétipo são marcas ou produtos que instiguem sua criatividade, aptidões intelectuais e tudo o que faça pensar e raciocinar.

Se vê como guardião da verdade e a fonte da sabedoria e na obrigação de passar isso adiante.

Marcas que usam o arquétipo do sábio

estadao folha

Comerciais

Folha

Estadão

Hoje separei para vocês analisarem dois comerciais de marcas famosas, o Estadão e a Folha.

Notou como os dois comerciais mostram que a liberdade parte da sabedoria?! Você nunca será liberto ou feliz de verdade (como destaca o comercial do Estadão), se for ignorante.

Essa também foi fácil, agora que ver sua participação. Comente abaixo mais uma marca que usa o arquétipo do Sábio.

Até o próximo artigo com o quarto arquétipo da nossa lista.

Compartilhe para seus amigos aqui

                 

Assine e seja notificado de todas as novidades!
  

Andreia Verrone

27 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais

  • Pingback: O que são arquétipos e qual a influência deles na publicidade? | Publicinove - Inovação e Criatividade além da publicidade.()

  • Show! De pronto não me lembrei de nenhuma outra marca que use o arquétipo. Não conhecia a série, vou buscar pelos artigos anteriores. 🙂

    • Publicinove

      Que bom que gostou Rafael, fico feliz! ^^
      Procure sim, já se passaram três artigos, quando puder acompanhe! 🙂
      Abraços.
      ~Andréia

  • Rogério GoodLoft

    Gostei bastante dos exemplos dados, e a explicação simples e rápida faz a compreensão do arquétipo ser fácil. Poderia se aprofundar mais em alguns pontos, para um leigo nesse assunto, talvez não consiga entender bem. No meu caso me ajudou, muito obrigado!

  • Fabio Thomaz

    Boa tarde , tenho um grupo musical chamado “Bailame Mucho” . A intenção é atrair clientes para festas e bailes voltados para a dança de salão. Pode ajudar ? Grato.

Novidades por email

Assine e seja notificado de todas as novidades! Nunca enviaremos spans, apenas nosso conteúdo exclusivo :)


Siga agora

Siga nestas redes para ficar por dentro das novidades.

Siga no FB