Artigos

Arquétipos na publicidade: O Sábio

Bom pessoal hoje já é quinta feira e junto com ela vem o terceiro arquétipo da nossa lista, o Sábio.

O arquétipo do sábio tem como dons a inteligência e confiança, seu maior desejo é alcançar a felicidade através do conhecimento e da verdade e como todos os outros arquétipos também tem medo, no seu caso seu maior medo é ser enganado, iludido ou até mesmo ignorante.

O lema dessa arquétipo é simples: “A verdade libertará você!”.

O maior objetivo do sábio é buscar a verdade em tudo, a verdade suprema que em seu consciente irá libertá-lo e assim ele poderá viver plenamente.

É conhecido também como o arquétipo do especialista, do guia, um professor ou mentor, porém é metódico e detalhista.

Geralmente as marcas que se apoiam nesse arquétipo são marcas ou produtos que instiguem sua criatividade, aptidões intelectuais e tudo o que faça pensar e raciocinar.

Se vê como guardião da verdade e a fonte da sabedoria e na obrigação de passar isso adiante.

Marcas que usam o arquétipo do sábio

estadao folha

Comerciais

Folha

Estadão

Hoje separei para vocês analisarem dois comerciais de marcas famosas, o Estadão e a Folha.

Notou como os dois comerciais mostram que a liberdade parte da sabedoria?! Você nunca será liberto ou feliz de verdade (como destaca o comercial do Estadão), se for ignorante.

Essa também foi fácil, agora que ver sua participação. Comente abaixo mais uma marca que usa o arquétipo do Sábio.

Até o próximo artigo com o quarto arquétipo da nossa lista.

Compartilhe para seus amigos aqui

                 

Assine e seja notificado de todas as novidades!
  

Andreia Verrone

27 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais

  • Pingback: O que são arquétipos e qual a influência deles na publicidade? | Publicinove - Inovação e Criatividade além da publicidade.()

  • Show! De pronto não me lembrei de nenhuma outra marca que use o arquétipo. Não conhecia a série, vou buscar pelos artigos anteriores. 🙂

    • Publicinove

      Que bom que gostou Rafael, fico feliz! ^^
      Procure sim, já se passaram três artigos, quando puder acompanhe! 🙂
      Abraços.
      ~Andréia

  • Rogério GoodLoft

    Gostei bastante dos exemplos dados, e a explicação simples e rápida faz a compreensão do arquétipo ser fácil. Poderia se aprofundar mais em alguns pontos, para um leigo nesse assunto, talvez não consiga entender bem. No meu caso me ajudou, muito obrigado!

Novidades por email

Assine e seja notificado de todas as novidades! Nunca enviaremos spans, apenas nosso conteúdo exclusivo :)


Siga agora

Siga nestas redes para ficar por dentro das novidades.

Siga no FB