Artigos Branding Destaque Dicas

Arquétipos na publicidade: Fora da lei

Dando continuidade à nossa lista de arquétipos, hoje vamos falar o Fora da lei, que também é usado por muitas marcas grandes, e ao que parece até mais do que os outros arquétipos.

Assim como o nome já diz, ele não se preocupa nenhum pouco em viver a vida quebrando regras, ao contrário, essa é a maior de suas vontades, ele que revolução e vingança, o que for preciso para provar do proibido.

Sua estratégia é quebrar, destruir e chocar, tem como dons a liberdade e a habilidade em articular pessoas.

Ser um ser comum ou não ter poder para esse arquétipo é a pior coisa que pode lhe acontecer.

Fiel a seus próprios valores, o fora da lei é um ser carente por natureza, ele precisa chamar para si toda atenção que existe. Seu comportamento é sarcástico e cínico, para tentar desequilibrar a situação e ter o poder à seu favor.

Seu lema é: “As regras são feitas para serem quebradas”.

É comum marcas jovens passarem esse tipo de arquétipo. Os jovens, na grande maioria, não gosta de seguir regras, quer conhecer o proibido. Quando alguém diz não para ele, é ali que ele se revolta e faz mesmo.

Exemplo de marca que usa esse arquétipo

Apple - Logotipo representa a maçã proibida - conto bíblico
Apple – Logotipo representa a maçã proibida – conto bíblico

Comercial

 

Nesse último comercial a Apple mostra todos aqueles que passaram pelo mundo e por pensarem diferente e se deslocarem do que todos acreditavam e faziam, fizeram diferente e talvez tenham até revolucionado.

A Apple é uma das marcas que mais usa desse arquétipo, mesmo hoje não lançando comerciais da mesma linha dos antigos, a marca tem como slogan “Think different” e como logo a maçã proibida mordida, além do mais eles reforçaram ainda mais o sentido de buscar o diferente que a maçã no caso não foi mordida, e sim fatiada.

steve-jobs
Apple – Think Different

E você? Consegue encontrar mais alguma marca com o mesmo arquétipo? Quer uma dica? Muitas marcas voltadas aos jovens seguem o Fora da lei.

Agora é a sua vez, indique uma nos comentário! 🙂

Até o sexto arquétipo de nossa lista.

Compartilhe para seus amigos aqui

                 

Assine e seja notificado de todas as novidades!
  

Andreia Verrone

28 anos. Já me dediquei a saúde, estudando educação física e fisioterapia, mas foi no meio desse caminho que me encontrei no Design e Marketing Digital, tudo caiu do céu como balão e hoje me divirto e sou muito feliz por me encontrar na profissão que me escolheu (e não o contrário), compartilho com vocês tudo que me inspira e tudo que venho aprendendo. Adoro conhecer marcas diferentes de chocolate (desculpa para não me assumir chocólatra!). Você pode me encontrar também no Bons Tutoriais e também no Livros Que Ajudam

Novidades por email

Assine e seja notificado de todas as novidades! Nunca enviaremos spans, apenas nosso conteúdo exclusivo :)


Siga agora

Siga nestas redes para ficar por dentro das novidades.

Siga no FB